Sobre
O teatro lambe-lambe é uma técnica de teatro de animação genuinamente brasileira. Consiste em uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante, onde são encenados espetáculos de teatro de animação, de curta duração, assistidos geralmente por uma pessoa a cada sessão.
Em 2005 a Cia Mútua construiu a sua primeira caixa, embasada na pesquisa do teatro negro e na estética visual dos anos 20. Esta primeira experiência resultou em dois espetáculos: “A Flor” e “Romiau e Julinha”, em cartaz até 2009.
Em 2009, estreiam dois novos espetáculos: “Missiva” e “Miragem”. Em 2011 “El Viaje” é incorporado ao repertório, possibilitando um novo formato, com as três caixas apresentando-se simultaneamente.
Com seus espetáculos de teatro lambe-lambe a Cia Mútua se apresentou em 15 estados brasileiros, Chile e França. Em 2009 participou do 15º Festival Mondial des Théâtre de Marionnettes, Charleville-França. Em 2012 circulou o país com o projeto SESC Palco Giratório. Em 2016 esteve na programação do 3° Festival Internacional de Teatro Lambe-lambe, de Valparaíso/Chile. Além disso, participou de outros importantes eventos, como Festa Literária Internacional de Paraty/RJ (2012), 13º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte-MG (2013), Virada Cultural Paulista (2014), entre outros.
Mini-documentário
Informações Técnicas
Duração: 90 min
Lotação estimada: 60 pessoas
Missiva
As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam…vão ao fundo ou encalham? São profundas ou ‘algo que as valham’?
Espetáculo inspirado nessas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifre. A história é encenada dentro de uma garrafa e o público é convidado a espiar pelo gargalo. Toda a estética foi concebida a partir das cartas, bilhetes e recados recebidos pela autora.
Criação, Roteiro, Estética e Animação: Mônica Longo
Mecanismos e Iluminação: Guilherme Peixoto
Sonoplastia: Fernando Spessatto
Estrutura: Edson Wessler
Técnica: vara
Duração: 2 minutos
Indicação Etária: 10 anos
Miragem
Inspirada livremente no texto “La Sed”, de Rafael Curci, Miragem é uma reflexão sobre as diversas ‘sedes’ que o ser humano sente nos desertos da vida.
Como disse Antoine de Saint-Exupéry, “É a alma hoje que está tão deserta. Morre-se de sede.” E você, tem sede de quê?
Criação, Roteiro e Animação: Guilherme Peixoto
Esculturas, Figurino, e Estética: Mônica Longo
Mecanismos e Iluminação: Guilherme Peixoto
Sonoplastia: Fernando Spessatto
Estrutura: Edson Wessler
Técnica: direta
Duração: 2 minutos
Indicação Etária: 14 anos
El Viaje
As viagens são um meio para quem procura a transformação, potenciando nossa essência, aquilo que verdadeiramente somos. E é sempre o amor (à vida, à outra pessoa, a si próprio) que nos motiva.
Espetáculo lambe-lambe inspirado livremente na canção infantil “Manuelita, la tortuga”, da autora argentina Maria Elena Walsh.
Criação, Roteiro e Animação: Laura Correa
Estruturas e Iluminação: Guilherme Peixoto
Acabamentos Estéticos: Mônica Longo
Direção de Cenas: Guilherme Peixoto
Técnica: direta
Duração: 2min 40seg
Indicação Etária: 6 anos